sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Arginina, Lisina e Ornitina



O que são Arginina, Lisina e Ornitina?

São três aminoácidos encontrados em diversos alimentos. 


Para que servem?

Ainda não há um consenso sobre a relevância de ingerir esses três aminoácidos sobre o organismo humano. Especula-se, ainda sem comprovação, que a associação desses três aminoácidos estimula a liberação de GH (hormônio do crescimento).


Dose recomendada: 

De 40-170mg/ Kg de peso corporal para a melhor estimulação do GH. 



Contra-indicação:

Sabe-se que os rins são os responsáveis pela depuração de amônia proveniente dos aminoácidos, logo seu consumo excessivo poderá estar sobrecarregando tais órgãos. 


Parecer científico:

Mais pesquisas precisam ser realizadas sobre esses aminoácidos.
(Bacurau, RF, Nutrição e suplementação esportiva. Phorte, São Paulo, 2000)
(Sport Science Exchange vol. 22, 1999) 



Albumina



O que é a albumina?

É a proteína mais abundante em ovos. Presente também, no músculo e no sangue. Comercialmente extraída da clara do ovo, a albumina é uma proteína de alto valor biológico (que fornece todos os aminoácidos essenciais) sendo muito importante para atletas que desejam realizar um dieta hiperprotéica.


Para que serve a albumina?

Ela é facilmente digerida e absorvida, o que facilita a recuperação do organismo. 


Dose recomendada:

Não há uma dose geral. Cada caso deve ser estudado, mas a recomendação é de aproximadamente 1,5g /Kg para o total de proteína da dieta somando-se suplementos e alimentos.


Contra-indicações:

Os problemas à saúde são os mesmos que ocorrem após o uso prolongado de dietas hiperprotéicas: possíveis problemas renais e hepáticos.


Parecer científico:

Por conter grande quantidade de aminoácidos essenciais, ela é mais importante para recuperar desnutridos do que aumentar a massa muscular de atletas que já se alimentavam de forma correta.
(Bacurau, RF, Nutrição e suplementação esportiva. Phorte, São Paulo, 2000)
(Sport Science Exchange 42(11), 2000)
    

Ácido Linoléico Conjugado - CLA



O ácido linoléico conjugado, (Conjugated Linoleic Acid - CLA) é um derivado da gordura encontrada principalmente em ovos, laticínios, carnes e aves.

O CLA têm sido bastante utilizado como suplemento por atletas devido ao seu suposto efeito em aumentar a utilização de gordura pelo organismo e, desta forma, promover o emagrecimento e aumento de massa magra. 

Estudos com animais têm demonstrado resultados animadores na redução de gordura corporal. Porém, os estudos em humanos não indicaram a mesma eficiência obtida em camundongos. Os melhores resultados em humanos na diminuição da gordura corporal aconteceram naqueles que tinham deficiência de CLA no organismo, como por exemplo pessoas vegetarianas. Os obesos também conseguiram melhores resultados no uso do ácido linoléico conjugado na redução da gordura corporal. 

Além de reduzir a gordura corporal, o CLA também poderia ser útil para diabéticos ao ajudar a evitar a hiperglicemia.   

Suplementos Alimentares



As pessoas que praticam atividade física nas academias, com freqüência escutam sobre o uso de suplementos alimentares.

O problema que quando as pessoas começam a usar suplementos sem a indicação médica.
É importante lembrar que o suplemento tem a função de completar uma alimentação e sanar a deficiência de algum nutriente.

O diagnóstico de uma possível deficiência deve ser realizado através de exames médicos e laboratoriais com orientação de um nutricionista.

O uso de suplementos em pessoas que não precisam pode resultar em desequilíbrio das funções do organismo e até prejudicar ainda mais quem já tem algum problema de saúde como a hipertensão, hipoglicemia, obesidade e doenças do coração.

Sabendo disso se você for utilizar algum suplemento alimentar preste muita atenção também na sua procedência.

Hoje no mercado existem muitas opções importadas com origem duvidosa, e que, por vezes, contem em sua formula componentes anabolizantes que, em longo prazo, podem trazer grandes males como o câncer.

Muitos suplementos prometem aumentar a massa muscular. Fique atento!

Para pessoas normais uma alimentação balanceada pode dar ao corpo, matéria prima necessária para o crescimento muscular.

Lembre-se que nosso corpo é uma herança genética, então, evite estipular um modelo de corpo para tentar ficar igual.

Cada um tem seu corpo e suas particularidades!